Uma tecnologia IoT para as fontes de Roma

Onyax no evento “Roma e água: a história de amor continua”

Uma tecnologia IoT (Internet das Coisas) para digitalizar as fontes de Roma, dedicada à gestão “inteligente” dos recursos hídricos e à valorização do território nacional.
Esta é a solução apresentada entre a Onyax, start-up italiana de design eletrónico, e o setor de inovação do grupo ACEA. Uma inovação amplamente descrita no evento “Roma e água: a história de amor continua”, noite organizada pela Roma Capitale, na presença da prefeita Virginia Raggi e do CEO da Acea Giuseppe Gola.
Na mesma noite foi lançado o “Waidy Wow”, a primeira aplicação pensada para a água, o ambiente e a sustentabilidade, que pode ser utilizada directamente a partir de um smartphone, que permite aos cidadãos orientarem-se e descobrirem a história das fontes romanas e permite a gerente para monitorar toda a rede de água.
O evento, que aconteceu no simbólico local romano da Fonte do Janículo, viu a tecnologia e as memórias do cinema e da música italiana se unirem para acompanhar a jornada digital e cultural do bem mais precioso do mundo: a água.

Gestão “inteligente” da rede de água

O primeiro desafio enfrentado pela Onyax foi aliar o conceito de dispositivo “inteligente” à gestão digital da rede de água, dedicando-se à otimização de dimensões globais e espaços.
O próximo desafio visou utilizar novas tecnologias IoT que conseguissem monitorizar remotamente os “Nasoni”, os históricos bebedouros públicos da Capital, numa perspectiva de sustentabilidade e numa perspectiva de economia circular através da redução máxima de resíduos. 

A solução de baixo consumo de energia para 3000 Nasoni

A utilização de modernas soluções de telemetria, baseadas em novas tecnologias de comunicação LPWAN (LoRA, SIGFOX, wM-Bus) e inovações como NB-IoT (Narrow Band – Internet of Things), permitem a monitorização das redes de distribuição de água da cidade ​de Roma.
Sensores IoT serão instalados em mais de 3.000 Nasoni posicionados nos pontos mais importantes da Capital, criados com técnicas de design de baixo consumo de energia, que respeitam os requisitos de tamanho (pequenas baterias tampão integradas que garantem economia de energia) e facilidade de instalação. Cada sensor é capaz de detectar parâmetros físicos como temperatura, pressão, vazão e parâmetros químicos como condutividade, turbidez e resíduos fixos.
Paolo Quarta, CEO da Onyax observa que “O projeto Waidy permite-nos combinar a nossa capacidade de criar sensores IoT úteis para medir os parâmetros físico-químicos da água com as necessidades de digitalização da ACEA” – e acrescenta que – “estamos a criar o primeiro caso no mundo da interação através de garrafas de água e bebedouros inteligentes, garantindo uma monitorização mais generalizada de toda a rede de distribuição de recursos hídricos, de forma a reduzir perdas e poupar tanto do ponto de vista energético como económico”.   

Sustentabilidade e exemplo de Cidade Inteligente

Os resultados obtidos afectaram de imediato conceitos como a sustentabilidade, a gestão integral da rede de água e a máxima usabilidade por cada cidadão.
De facto, através da digitalização dos pontos de abastecimento de água potável, será possível monitorizar em tempo real o consumo, o estado da qualidade da água e quaisquer anomalias ou avarias de toda a rede de água de Roma.
Graças a tecnologias como esta, a cidade eterna tornou-se um exemplo de Cidade Inteligente, com uma solução digital que “levou Roma do 15º para o 4º lugar no ranking das cidades mais inovadoras do mundo” como referiu a prefeita Virginia Raggi em seu discurso de encerramento do evento. 

Do gestor ao cidadão, com aplicativos Waidy Wow e sensores IoT

“Graças à contribuição da Onyax nos sensores e na plataforma de gestão e através da utilização da aplicação Waidy Wow” – explica Marco Roncucci da Waidy Team da ACEA“garantimos aos cidadãos romanos uma experiência 360°, permitindo-lhes descobrir a história de cada Nasone geolocalizado e convidando-os a usar os recursos hídricos de forma responsável”.
A união entre as soluções IoT e a visão do grupo ACEA permite-nos aproveitar ao máximo um recurso fundamental como a água, reduzindo a criação de resíduos de difícil biodegradação como as garrafas de plástico, sensibilizando os utilizadores através de informação direcionada e facilitando o processo de controlo da qualidade da água com sistemas modernos de digitalização, tudo numa perspetiva sustentável.

Rolar para cima